Início » Tabela do IPVA 2018 em Goiás cai mais de 3% e terá descontos de até 60%

Tabela do IPVA 2018 em Goiás cai mais de 3% e terá descontos de até 60%

Por Redação


Segundo a Sefaz, a queda no valor venal dos veículos gerou diminuição do valor do imposto. IPVA fica em média 3,29% mais barato em Goiás
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ficar, em média, 3,29% mais barato em 2018. Além da redução, o contribuinte continua tendo direito a descontos que chegam a 60%, sendo 50% para carros 1.0 e motos até 125 cilindradas, cujos proprietários não tiveram multas, e até 10% para os castrados no programa Nota Fiscal Goiana. O pagamento começa no dia 30 de janeiro (veja calendário abaixo).
De acordo com o gerente de IPVA da Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás (Sefaz), Nivaldo Borges Damasceno, o motivo na diminuição do tributo foi a queda no valor venal dos bens. Ele explica que o imposto é calculado multiplicando o valor venal dos veículos pela alíquota de cada categoria, que se manteve igual ao do ano passado.
“Essa redução no valor do imposto é devido à depreciação normal da frota de veículos. Tem categoria que essa queda no valor chegou a 6%”, disse.
O valor da taxa poderá ser divido em até três vezes. O imposto para as placas com final 1 tem vencimento no dia 30 de janeiro. Já os veículos com a placa terminando em zero serão os últimos a pagarem a taxa, com data para o dia 27 de setembro.
De acordo com a Sefaz, a expectativa é que o governo arrecade cerca de R$ 1,35 bilhão com o pagamento do imposto.
Trânsito em Goiânia, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
O valor venal dos veículos, que é utilizado para calcular o valor a ser pago pelo contribuinte, sofreu queda em todas as categorias. Os automóveis tiveram queda de 3,60%, as caminhonetas tiveram queda de 3,82%, os caminhões, 6,69%, os ônibus e micro-ônibus tiveram 4,89% de diminuição. Já as motos e similares tiveram queda de 2,33%.
“O estado está mantendo os benefícios daquele contribuinte que é bom motorista é bom pagador. Além disso, aqueles contribuintes que estão cadastrados no Nota Fiscal Goiana podem ter um desconto a mais, que chega a até 10%”, completou Nivaldo.
Segundo ele, o governo também está intensificando a cobrança dos impostos atrasados pelos contribuintes para tentar aumentar a arrecadação. Para 2018, a expectativa é que a inadimplência não ultrapasse 15%. “A cobrança dessas dívidas vai ser feita de maneira mais célere”, completou o gerente.
Veja outras notícias do estado no G1 Goiás.
Calendário de pagamento do IPVA 2018 em Goiás
Divulgação/Sefaz

Autor Original

Você também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies