TROMBADA NO G20: TRUMP JOGA A TOALHA ANTES MESMO DE COMEÇAR!
Prepare-se, porque as coisas estão pegando fogo no cenário global! O governo Trump, enfurecido e desafiador, decidiu deixar os demais países do G20 a ver navios! Em uma manobra surpreendente e ousada, os Estados Unidos já anunciaram que não vão nem olhar para o comunicado de finanças do grupo na reunião que rola em fevereiro. Sim, você leu certo!
A REUNIÃO QUE PROMETIA E DESANDOU!
A bomba caiu! O encontro, que era esperado como uma megalomaníaca troca de ideias em Johannesburgo, na África do Sul, agora parece mais uma festa sem convidado. Os gringos mandaram recado claro: “Nós estamos muito ocupados para negociar com vocês”. A administração de Trump está decidida a traçar novas prioridades, e o G20, bem, parece que não é prioridade nesse momento.
O GOVERNO DA DISCORDÂNCIA: SINALIZAÇÕES DE QUE TRUMP QUER ESVAZIAR O G20!
Com um jogo de cintura digno de um mestre na arte do desvio, o Tesouro americano deixou claro que essa decisão não influencia futuras posições. Mas a pulguinha atrás da orelha está incomodando diplomatas mundo afora – seria isso um prenúncio de que Trump está afim de minar a relevância do G20? As especulações estão a mil por hora!
Enquanto isso, as atenções se voltam para o grande dia! Apesar de todos os olhares voltados para a reunião das finanças, notícia quente quentíssima: nem um figurão dos EUA se dignou a comparecer na reunião das Relações Exteriores, que começou em Johannesburgo! O secretário de Estado, Marco Rubio, deu uma de avestruz e fugiu da raia depois de criticar os sul-africanos. A vice, Dana Brown, vai segurar a bandeira dos EUA enquanto todo mundo assiste à depredação diplomática de longe.
TEMPO DE BILHÕES EM JOGO! O FUTURO DO G20 EM PERIGO?
Os analistas estão em polvorosa, agitados como uma perdiz, se perguntando como essa nova era de desprezo vai impactar o G20. Com reuniões programadas até outubro, a presidência sul-africana ainda acredita que dará conta do recado, mas a pressão está a todo vapor!
Ano passado, sob a batuta do Brasil, o G20 acertou em cheio na questão da desigualdade e até taxação dos super-ricos. Porém, agora, o clima é pesado, como um temporão prestes a estourar, e a incerteza reina sob a bandeira americana.
É, meus amigos! A geopolítica entrou em campo, e o jogo está apenas começando. Preparem-se para a novela que promete desdobramentos explosivos!