Varejo em Caída Livre: Vendas despencam e Brasil vive momento de tensão!
Alerta! As vendas do varejo brasileiro estão em free fall! Um estudo da Cielo, que analisa o comércio, revelou que em fevereiro as vendas despencaram 0,4% em comparação a um ano atrás, mesmo descontando a inflação. É a terceira vez consecutiva que o setor sente o tranco!
Carlos Alves, o vice-presidente da Cielo, não poupou palavras: "Fevereiro teve um dia a menos do que o ano passado, que foi bissexto. Se o Carnaval tivesse caído em fevereiro, poderíamos estar falando de um desastre ainda maior!" O que fazer? As contas não fecham, e o bolso do brasileiro sangra com a inflação!
E não para por aí! Os números da concorrente Stone mostram que a situação não é nada animadora: queda de 1% nas vendas! Em contrapartida, em termos nominais, a receita teve um crescimento de 5,1%. O e-commerce brilha com alta de 5,4%, mas o comércio físico só registra 5% de aumento.
Brasil à Deriva: Queda nas vendas e inflação avassaladora!
Serviços podem ter registrado um pequeno crescimento de 0,5%, e bens duráveis uma alta discreta de 1,6%, mas os bens não duráveis estão sofrendo, com uma queda alarmante de 1,4%! E as regiões do Brasil? Norte (-3,1%), Centro-Oeste (-2,6%) e Nordeste (-1%) foram as mais atingidas, enquanto que no Sudeste e Sul as vendas mal conseguiram um tímido aumento de 0,3% e 0,1%, respectivamente.
O ICVA, que acompanha o desempenho do varejo em 18 setores, revela um quadro dantesco para os comerciantes. Prepare-se! Os preços continuam subindo, e o sentimento de insegurança no mercado é palpável. Os pequenos comerciantes estão em pânico, e não é à toa!
Junte-se aos mais de 500 mil que já sentiram o impacto!
Se você pensou que os produtos iam melhorar de preço, talvez seja hora de rever seus conceitos. Um outro estudo mostra que algumas coisas vão ficar mais baratas, mas será que isso é o suficiente para salvar o dia a dia da população? O que será que mais pode acontecer? Fique ligado e saiba tudo sobre a situação econômica do seu país!