ALERTA MÁXIMO! MERCADOS EM COLAPSO APÓS DESAFIO DE TRUMP À CHINA!
Em um espetáculo de tensão digna de filme, o presidente dos EUA, Donald Trump, soltou mais uma bomba nesta segunda-feira (7)! Preparem-se: se a China não tirar suas tarifas retaliatórias, Trump promete impor uma tarifa de estonteantes 50% sobre tudo que a gigante asiática vender para os americanos. É guerra comercial na certa!
“Xô, China! Adeus negociações!”, gritou Trump em sua rede social Truth Social, deixando investidores em desespero. A expectativa é que essa nova taxa comece a valer já na próxima quarta-feira, dia 9 de abril. E, para apimentar mais a situação, ele ainda avisou que não quer nem saber de encontros diplomáticos! O circo pegou fogo!
Enquanto isso, o mercado financeiro está pegando fogo! Os parâmetros estão em alta volatilidade e as ações estão despencando como se não houvesse amanhã. O índice Hang Seng de Hong Kong registrou uma queda de 13,22%, a maior desde a crise de 1997. Sabe o que isso significa? Pânico total!
Os índices na China, incluindo CSI300 e SSEC, foram massacrados com quedas de 7,05% e 7,34%, respectivamente. E na Bolsa do Japão, o cenário foi de horror: negociações paralisadas por 10 minutos depois de uma queda de 8,4%, finalizando o dia com um rombo de 8,8%!
Na sexta-feira, as notícias já não eram boas, as perdas tinham sido estrondosas devido às novas tarifas de Trump. Enquanto os EUA impuseram 34% sobre os produtos chineses, a China partir para o contra-ataque com outras tarifas de 34%. A batalha comercial esquentou, queima de fogos na certa!
E não pense que a coisa ficou por aí! Os olhos estão voltados para acordos bilaterais, e a Europa não está de braços cruzados. A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, acenou com a proposta de zerar tarifas de importação de bens industriais americanos, em uma tentativa de negociação. Mas será que Trump vai morder essa isca? A tensão só aumenta!
Fique ligado! A batalha entre as duas potências promete agitar o mundo todo! Quem irá sair vitorioso? É só o começo de uma tempestade comercial que promete abalar as estruturas!