COMÉRCIO EM ALTA: VENDAS DISPARAM E BATEM RECORDES HISTÓRICOS!
Prepare-se para a festa! O comércio brasileiro está com tudo! As vendas deram um salto impressionante de 0,5% entre janeiro e fevereiro, alcançando o maior patamar da história desde que essa contagem começou lá em 2000! É isso mesmo, galera! O recorde anterior, que estava guardado a sete chaves, pertencia a outubro de 2024. Um verdadeiro espetáculo de crescimento!
Os números foram revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram que a situação é pra lá de animadora. E olhem só, com o ajuste sazonal, a comparação ficou ainda mais certeira! Em relação ao mesmo mês do ano passado, as vendas foram 1,5% melhores. E no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento chega a 3,6%! 🎉
A média móvel trimestral também não ficou atrás e cresceu 0,2%! Maravilhas! Com esses números bombásticos, o comércio está a impressionantes 9,1% acima do patamar da pré-pandemia! É tempo de comemorar!
QUAIS SÃO OS VENCEDORES DO JOGO?
Se você achava que a economia estava parada, é hora de rever seus conceitos! Das oito atividades analisadas, QUATRO brilharam e mostraram que chegaram para ficar:
- Hiper e supermercados, alimentos e bebidas: +1,1%
- Móveis e eletrodomésticos: +0,9%
- Artigos farmacêuticos e de perfumaria: +0,3%
- Outros artigos pessoais e domésticos: +0,1%
Cristiano Santos, o guru da pesquisa, confirmou: os supermercados voltaram com tudo após meses de dificuldades! E a inflação nos preços da comida, que caiu de 1,06% para 0,76%, deu um gás a mais nas vendas! Isso é triunfo puro!
QUEM NÃO TÁ NA FESTA?
Mas nem tudo são flores, amigos! Quatro setores se viram em baixa e não conseguiram acompanhar essa onda de crescimento:
- Livros, jornais e papelaria: -7,8% (o furo na bola!)
- Equipamentos de escritório e informática: -3,2%
- Tecidos, vestuário e calçados: -0,1%
- Combustíveis e lubrificantes: -0,1%
O gerente da pesquisa alerta: os livros estão sendo ofuscados pela era digital! As livrarias estão fechando as portas e a situação é crítica, com 80,2% abaixo do auge de 2013. Um verdadeiro drama!
VAREJO AMPLIADO: TEM NOVIDADE NA ÁREA!
Agora, pra completar, o varejo ampliado que inclui veículos e materiais de construção registrou uma leve queda de 0,4% de janeiro para fevereiro! Mas calma! Em 12 meses, ainda temos uma expansão de 2,9%! No final das contas, a gente tá bem!
GRANDE REVISÃO DE 2024: TEMOS MUDANÇAS!
Fique ligado: o IBGE puxou a orelha de uma grande empresa farmacêutica que corrigiu suas informações de 2024. A expansão, que era de 14,2%, agora despencou para 7,4%! O comércio, em geral, teve um crescimento de 4,1% neste ano, abaixo do que foi anunciado antes, mas ainda assim a maior alta desde 2013! Vamos em frente, galera!