URGENTE: Anistia ao Golpe? Conflito na Câmara promete virada explosiva!
O jogo virou! A Câmara dos Deputados está prestes a se tornar o palco de um verdadeiro "pega pra capar" com a manobra ousada do líder do PL, Sóstenes Cavalcante! Ele acaba de protocolar um requebrado requerimento de urgência que pode liberar a anistia para os condenados pelos ataques golpistas do 8 de janeiro. Sim, você leu certo: anistia já!
Mas não se empolgue! A bola agora está com o presidente da Casa, Hugo Motta, que tem a missão de decidir se essa bomba vai à pauta ou não. E você sabe como é, né? Se ele liberar, o projeto vai direto pro plenário, sem filminho de comissões – é pé na porta e vai pra cima!
Só para você entender o tamanho do furacão: foram necessárias 257 assinaturas para protocolar esse pedido! E guess what? Sóstenes conseguiu juntar 262! Isso mesmo, 262 apoios de uma misturada de partidos – até da oposição! Uma verdadeira surra de apoio sob pressão!
Na rede social, o militante declarou guerra: “Anistia Já! O governo tentou arrancar os apoios? Aqui tem estratégia! Agora está tudo registrado e público!” E com o regimento da Câmara ao lado dele, retirar as assinaturas vai ser uma missão praticamente impossível. Para isso, precisariam de um novo requerimento com 132 assinaturas!
Por outro lado, o líder do governo, José Guimarães, tratou de minimizar a situação, dizendo que não é porque o requerimento foi protocolado que ele vai sair correndo pra votação. “Há mais de mil requerimentos apresentados. A decisão é do Motta!”, declarou, mas isso não impediu o clima de tensão.
E calma que não para por aí! Sóstenes não se intimidou, soltou o verbo e falou em “xeque-mate” contra essa pressão do governo. Enquanto o calor esquenta nos bastidores, rumores de retaliações e movimentos na calada da noite vão deixando todos em polvorosa. Tem gente falando até que o Palácio do Planalto pode cortar indicações de cargos para quem teimar em retirar apoio!
E como se não bastasse, Guimarães ainda alertou que essa proposta de anistia está mais suja que muito ladrão no escuro, dizendo que visa proteger não só o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas toda a cúpula que tramou o golpe. “A Câmara não pode garantir a impunidade de quem quis rasgar a democracia!”, bradou, ao deixar claro que o rolê não é brincadeira.
Com o projeto se expandindo para abraçar todos os atos pretéritos e futuros que atacaram as instituições, o clima promete pegar fogo! A conferir como será o próximo capítulo dessa novela, que ainda tem muitos desfechos pela frente!
Fique ligado, porque a luta é do povo contra o sistema!