Alerta Geral! Pejotização Pode Rachar Previdência e Torrar a Arrecadação!
A bomba estourou no STF! A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) soltou o verbo e afirmou que a pejotização dos trabalhadores pode desencadear “consequências nefastas” para a nossa economia e para os cofres da Previdência! 🆘
O Que É Pejotização? Um Jogo Sujo!
Você sabe o que é essa tal de pejotização? É quando empresas contratam trabalhadores como pessoas jurídicas para mascarar relações de trabalho e, claro, escapar do pagamento de direitos trabalhistas! Uma verdadeira armadilha que pode levar o Brasil a um abismo fiscal!
Bicho-Papão da Arrecadação!
De acordo com a PGFN, esse “artifício” é uma verdadeira facada no coração do imposto de renda! Profissionais qualificados que se “pejotizam” podem deixar de contribuir, enquanto seus patrões incrivelmente escapam dos recolhimentos para o INSS! 🤑
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas apontou que em 2017, a pejotização já tinha provocado um rombo de R$ 89 bilhões na arrecadação! E se não tomarmos cuidado, esse valor pode ultrapassar a assustadora cifra de R$ 380 bilhões! Prepare-se, que a grana do seu futuro está em jogo!
Gilmar Mendes Coloca Fogo no Pandeiro!
E não é só isso! O ministro Gilmar Mendes decidiu suspender todos os processos relacionados à pejotização no país! Um verdadeiro terremoto jurídico! A polêmica que já fervia ganhou mais combustível, e juristas não param de levantar bandeira contra essa prática que ameaça explodir com a nossa economia!
Os Poderosos Sorrindo à Toa!
A PGFN não pede desculpas ao afirmar que a pejotização prejudica principalmente os trabalhadores mais qualificados, aqueles que deveriam contribuir de forma justa! E quem se beneficia? Os patrões! 🤬 Enquanto eles riem à toa, os direitos dos trabalhadores vão pelo ralo! Que injustiça!
Em Tempos de Reforma, O Que Ninguém Conta!
Desde 2018, essa questão tem gerado uma guerra nos tribunais, com empresas usando e abusando da terceirização em suas atividades-fim! Resultado? Uma enxurrada de processos para invalidar vínculos trabalhistas legítimos, deixando os trabalhadores na mão e sem proteção alguma!
O que nos resta é a luta por direitos e uma fiscalização em cima dessa ‘pejotização’ que só traz prejuízo. Preparem-se, porque essa história ainda vai dar muito o que falar!