Brasil em Crise! Setor de Serviços Afunda em Confiança!
Desvios e desinteresses: a confiança do setor de serviços brasileira desmorona quase 4 anos após sua última queda. A Fundação Getulio Vargas (FGV) soou o alerta e os especialistas estão em estado de choque!
Em abril, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) despencou 2,5 pontos e chegou a 90,4 pontos, o menor nível desde maio de 2021. Uma verdadeira calamidade! O otimismo deu lugar ao desespero e, segundo a FGV, a situação só tende a piorar.
Expectativas no Fundo do Poço!
A queda é tão brusca que o Índice de Expectativas (IE-S) também se afundou, caindo 3,6 pontos, agora com apenas 87,2 pontos. Este é o menor índice desde março de 2021! É como se o futuro tivesse se tornado uma incógnita tenebrosa. Empresários estão com medo! E com razão!
A Realidade é Amarga!
O Índice de Situação Atual (ISA-S) também não fica atrás, recuando para 93,8 pontos, o menor desde maio do ano passado! A percepção do presente é de desesperança na certa! Empresários estão em alerta total, receosos do que vem pela frente.
O Cenário Não é Bom!
Apesar de boas notícias do mercado de trabalho no primeiro trimestre, o que se vê ao horizonte é nebuloso e preocupante. As pressões nos preços e os juros nas alturas estão deixando todo mundo em pânico!
O Banco Central vai se reunir na próxima semana e a expectativa é de que a taxa Selic, atualmente em 14,25%, permaneça elevada. Como se não bastasse, a incerteza econômica continua abalada! Essa combo pode ser a receita para um segundo semestre desastroso!
Prepare-se, porque as notícias não são nada fáceis de digerir e o barco pode furar!