"A BOLHA DA CONSTRUÇÃO: GASTOS DISPARAM EM FEVEREIRO; O QUE SERÁ QUE VIEMOS PELA FRENTE?"
Os ESTADOS UNIDOS estão CHOCANDO o mundo da construção! Em fevereiro, os gastos dispararam 0,7%, superando todas as previsões e deixando ECONOMISTAS com a boca aberta! A queda nas taxas de hipoteca se transformou em um IMPULSO monumental na construção de residências unifamiliares. É isso mesmo, o sonho da casa própria está mais perto do que nunca! Mas calma, porque as incertezas econômicas estão dando um ar de tensão no ar!
Segundo o Departamento de Comércio, os gastos com construção tiveram uma guinada positiva, embora a queda em janeiro tenha deixado todo mundo de cabelo em pé. Os especialistas achavam que a alta seria de apenas 0,3%, mas o povo mandou ver e nos surpreendeu! As construções unifamiliares, por exemplo, subiram 1% e mostram que o mercado está se recuperando com força total! Confira ainda: Vagas de emprego em aberto nos EUA caem em fevereiro em meio a incertezas
Entretanto, vamos pegar leve, porque temos que falar sobre as TARIFAS que estão assombrando os construtores! O presidente DONALD TRUMP está cortando mais na madeira importada, e isso pode deixar os preços nas alturas! Após aumentar as tarifas sobre os produtos vindos da CHINA, como aço e alumínio, a pressão está crescendo e todo mundo teme que isso atrapalhe os projetos!
E não para por aí! O transporte de estruturas não residenciais, como escritórios e fábricas, até teve um leve aumento de 0,4%, mas a preocupação continua no ar como uma nuvem pesada. Se as tarifas não derem uma trégua, os gastos totais podem começar a derreter como sorvete no sol!
Fique de olho: enquanto o céu parece promissor com um aumento de 2,9% no ano, as sombras da incerteza econômica continuam à espreita. Acompanhe esta novela de perto, ou você pode acabar perdendo a melhor parte! E para se manter informado, veja também: EUA têm posição muito confortável em relação ao Brasil, diz Haddad e Trump anuncia tarifas recíprocas na tarde desta quarta (2), diz secretário.
Prepare-se! A montanha-russa da construção nos EUA promete emoções fortes nos próximos meses!