ESCÂNDALO! 25.349 Chaves Pix Vazam em Nova CRISE de Dados!
Chave de ouro ou panela velha? O que fazer quando suas informações estão em jogo!
Prepare-se, porque a fintech QI SCD acaba de ser envolvida em um verdadeiro carnaval de vazamentos de dados! O Banco Central (BC) soltou a bomba na última segunda-feira (17): mais de 25 mil chaves Pix expostas! Sim, você leu certo! Oitavo escândalo em menos de quatro anos!
DA BANDA VERSIOU, DA BANDA EXPONDOR: VAZAMENTO ACONTECEU ENTRE 23 DE FEVEREIRO E 6 DE MARÇO!
E o que será que tão preciosas informações trouxeram à tona? Segura o coração! Foram revelados nomes, CPF (mas com máscara, ainda bem), informações da conta e da instituição! Ou seja, os dados que todos nós acreditamos serem secretos, agora estão a perigo! Sabe aquele seu CPF que você mantinha em segredo? Pois é, agora ele pode ter formado uma turminha com outras 25 mil!
O QUE O BC TEM A DIZER SOBRE ISSO?
A resposta é clara: foi uma "falha pontual". E o melhor: nenhum centavo foi roubado! Saldos, senhas e extratos estão seguros. Mas e a tranquilidade do consumidor? Ah, isso não se compra em loja nenhuma!
E se você ficou pensando que só uma simples falha não era suficiente para causar alvoroço, se enganou! O Banco Central decidiu ser transparente (é isso mesmo!) e comunicou que todos afetados receberão um aviso! Mas pela própria fintech, via aplicativo ou internet banking. E não se arrisque a acreditar em SMS duvidosos ou telefonemas suspeitos – soltou o alerta para não cair em fraudes!
O QUE A QI SCD DIZ?
A fintech promete que tudo já foi corrigido e que essa “falha pontual” não dá acesso direto às suas contas. Fiquemos aliviados, pelo menos por enquanto. Mas como confiar? “As informações obtidas são apenas de natureza cadastral”, falou a empresa, mas essa conversa não convence a ninguém.
CADASTROS EM RISCO?
ATENÇÃO! Não confunda a exposição de dados com um colapso total. Ninguém quer ser mais um na lista dos “dados vazados”! Até agora, 18 incidentes já rolaram desde o lançamento do Pix, e todos eles expuseram informações que não vão além do cadastral. Contudo, é sempre bom manter a pulga atrás da orelha! O BC promete investigar e quem fizer "marratona de desinformação" pode se dar mal, com multas e até suspensão do sistema Pix!
Fique esperto, consumidor! Para acompanhar as novidades sobre a sua chave e outros dados à solta, acesse a página oficial do BC! Enquanto isso, que tal dar uma revigorada na sua segurança digital? Afinal, segurança não é brincadeira!