Choque na Safra de Cana: Menos Açúcar e Etanol em Risco!
Atenção, galera! Preparem-se para a bomba: a safra de cana-de-açúcar 2025/26 no coração do Brasil promete ser um verdadeiro desastre! Isso mesmo, a produtividade vai despencar um pouquinho em relação ao ano anterior e, pasmem, a maior parte da cana vai pro açúcar, deixando o etanol de lado! 😱
Um levantamento fresquinho da Pecege Consultoria, apresentado na prestigiosa Cana Summit, revela que estamos falando de 596,963 milhões de toneladas de cana, um tombo de 3,45% comparado às 618,313 milhões da safra 2024/25. É a segunda queda consecutiva após um recorde estrondoso de 654,449 milhões na safra passada! A safra agrícola, que vai de abril a março do ano seguinte, está com um péssimo presságio!
E não é só isso, porque a produtividade média das plantações vai diminuir, ficando em 77,51 toneladas por hectare. Quase 1% a menos do que no ano passado! É de cair o queixo!
Açúcar é o Ouro do Brasil: Etanol em Segundo Plano!
Agora vem a parte que deixa os produtores de cabelo em pé! O açúcar, meu povo, está se destacando como o verdadeiro status símbolo! 51,88% da cana moída se transformará em açúcar, enquanto o etanol amargará com apenas 48,12% da produção. Uma vitória do doce sobre o combustível! 🍭🚗
No último ano, o açúcar tinha 47,99% da cana moída e agora, com uma competição feroz, o número só aumenta! Espera-se que sejam produzidas 41,27 milhões de toneladas de açúcar, um aumento de 3,32% em relação à safra anterior. E o que esperar do etanol? Uma queda vertiginosa de 11,6% na produção total, sofrendo um golpe de 23,54 bilhões de litros! Isso mesmo, menos etanol para os carros!
“Só dá açúcar! A galera vai atrás do que paga mais!”, explodiu João Rosa Botão, um dos gurus da Pecege, durante o evento em Brasília. É guerra de sabores, meu amigo!
Prepare Seu Bolso: Etanol pode Ficar Mais Barato!
Mas calma, nem tudo está perdido! A queda na produção de etanol pode ser um alívio para os motoristas! Com essa situação, os preços devem ser mais favoráveis! O etanol hidratado deve representar 14,76 bilhões de litros, um recuo de 12,3%, e o anidro chega a 8,79 bilhões de litros, também com uma queda significativa! A paridade entre etanol e gasolina deve ficar em torno de 69,85%, quase a meta que promete deixar o combustível verde de volta na briga!
Desastres Naturais e Onda de Incêndios: A Culpa é da Mãe Natureza!
E se você pensa que isso é novidade, engana-se! O cenário já havia sido previsto pela consultoria Datagro, que alertou sobre os efeitos devastadores da seca do ano passado e dos incêndios que consumiram lavouras em São Paulo. A previsão deles? 612 milhões de toneladas de cana moídas, 1,4% a menos que a safra passada. A cada ano, a natureza parece se vingar, e quem paga a conta é sempre o produtor!
Plinio Nastari, chefão da Datagro, fez um apelo em meio à crise: eles precisam de apoio político e soluções que priorizem o etanol no Brasil! O que será que vem por aí?
Fiquem ligados, essa história ainda está longe de ter um desfecho! O Brasil se despede do etanol, mas quem sabe o açúcar não nos dê uma luz no fim do túnel! 🍬🚜