Guerra do Comércio: Brasil em Alerta Máximo! Tarifaço de Trump Pode Bater à Porta!
Preparem-se, brasileiros! Um tsunami de tarifas pode estar a caminho, e o alvo pode ser o Brasil! O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promete anunciar um tarifaço nesta quarta-feira (2), e a expectativa é de que nossa nação possa, sim, sofrer retaliações inesperadas! Mas calma, o ministro da Economia, Fernando Haddad, garante que isso seria um “surto total” vindo do Tio Sam!
Afinal, segundo Haddad, os EUA têm um superávit que é um verdadeiro conto de fadas em relação ao Brasil! O que isso significa? Que eles vendem mais do que compram do nosso povo! “Se o Brasil levar uma pancada sem motivo, seria até estranho”, disse o ministro, que anda pelo mundo em busca de boas negociações. Entenda a saga das tarifas de Trump!
No entanto, enquanto o Brasil vai se preparando, o governo americano soltou um relincho de críticas que poderá trazer tempestades! Um relatório explosivo está rolando por aí, criticando as tarifas que o Brasil aplica em produtos como etanol, bebidas alcoólicas e carne suína! Um verdadeiro fogo cruzado no comércio internacional!
E como se não bastasse, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado decidiu entrar na dança e aprovou um projeto de lei que pode colocar os EUA no chinelo, permitindo retaliar ações comerciais que prejudiquem nossas exportações! Agora é a Câmara dos Deputados que vai dar a palavra final! Saiba mais sobre o projeto de reciprocidade comercial!
Tarifas de Trump Estão Chegando: O Que Fazer?
O vice-presidente e braço direito de Haddad, Geraldo Alckmin, elogiou a ação do Senado, mas não esqueceu de mostrar que o jogo é pela diplomacia. “Ter um arcabouço jurídico é positivo, mas a conversa é o melhor caminho!”, disse ele – e a gente concorda, mas a pressão está no ar! Veja como isso pode impactar sua vida!
O superávit de US$ 25 bilhões que os EUA têm com o Brasil fica como um ponto de esperança nessa guerra tarifária, e Haddad destaca que entre os dez produtos principais que eles exportam, oito têm tarifa zero! E como se não fosse o bastante, a tarifa média de tudo é de apenas 2,7%! “Brasil não é problema para os EUA”, afirma Haddad, e a gente só espera que ele esteja certo!
Vamos ficar de olho, porque essa novela está longe de acabar! Preparem-se para tudo!