Acabou a Festa: Eletrônicos Com Preços em Queda, Mas Será Que é para Celebrar?
Prepare seu bolso! Em fevereiro, os preços dos eletrônicos despencaram 0,48%, após dois meses de subidas seguidas. É isso mesmo, meus amigos, a alegria não dura para sempre! Agora, o que parecia uma maré de preços altos, deu lugar a uma queda de 3,1% nos últimos 12 meses, segundo dados bombásticos revelados pelo Índice de Preços Fipe/Buscapé.
E a situação não para por aí! Sérgio Crispim, o guru da Fipe, garante que, mesmo com essa drástica redução, as quedas anuais ainda estão pegando pesado na conta. Aparentemente, o dólar e as oscilações malucas do câmbio estão deixando os consumidores em alvoroço. “As quedas estão descontroladas desde abril de 2024, mas o cenário é incerto, a cada dia um preço novo”, revela Crispim, que deve estar se perguntando se o povo vai aguentar mais uma alta.
Quer mais motivos para segurar seu cartão vermelho? O setor de vídeo e áudio, que já foi a sensação, viu suas vendas despencarem em 5,5%! Celulares e eletroportáteis também caíram na dança, com quedas de 4,9% e 3,6%, respectivamente. Os eletrodomésticos, que estavam bombando, finalmente deram pra trás e caíram 1,2%. E isso após um mês de freada com os preços dos ar-condicionados! Sabe o que é isso? Um alívio de 1,5% em fevereiro, onde antes estava tudo a mais de 25% nas alturas!
Entretanto, a coisa não é tão linda para todo mundo: a alta do dólar deu um gás para o setor de informática, que não para de subir. Após um crescimento de 1% em janeiro, subiu mais 0,3% em fevereiro! Impressoras, notebooks e lavadoras estão em alta e deixando os consumidores mais aflitos do que nunca.
Agora é hora de correr, pesquisar e ficar atento, porque com essa montanha-russa de preços, quem não se informar pode acabar na paga! E você, está preparado para essa montanha-russa do consumo?