Paróquia Divino Pai Eterno organiza uma ampla programação litúrgica para comemorar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo
A Paróquia Divino Pai Eterno convida todos os membros da comunidade a vivenciar, de maneira significativa e espiritual, a Semana Santa de 2025. Com o lema bíblico “Tendo amado os seus, amou-os até o fim” (João 13,1), a festividade cristã mais relevante do calendário litúrgico promete momentos de oração, reflexão e renovação da fé.
A agenda, meticulosamente planejada, inicia nesta segunda-feira, 14 de abril, e vai até o Domingo de Páscoa, no dia 20 de abril. Ao longo da semana, os fiéis poderão participar de procissões, missas, momentos devocionais e celebrações especiais que os guiarão em uma jornada espiritual, culminando na comemoração da Ressurreição de Cristo.
Tradições emocionantes
Entre os eventos mais significativos dos primeiros dias, destaca-se a Procissão da Penitência, que ocorre nas manhãs de segunda a quarta-feira, sempre às 5h30. Na segunda-feira, às 19h30, será realizado o Ofício das Trevas, uma liturgia repleta de simbolismos profundos e que convida à contemplação silenciosa.
Na terça-feira (15), às 19h30, os fiéis participarão da tradicional Procissão do Fogaréu, que remete à perseguição enfrentada por Jesus na noite da sua prisão, proporcionando uma vivência de fé e história. Já na quarta-feira (16), no mesmo horário, acontece a Procissão do Encontro, momento em que as imagens de Jesus e Nossa Senhora se cruzam, simbolizando a dor da Mãe e o percurso do Filho rumo ao Calvário.
Tríduo Pascal: o clímax da fé cristã
Na quinta-feira, 17 de abril, inicia-se o Tríduo Pascal, considerado o coração da fé cristã. Pela manhã, às 9h, será celebrada a Missa do Crisma na Catedral de Ipamerí. À noite, às 19h30, a Solene Missa da Ceia do Senhor dá início às celebrações do mistério pascal, seguida por um momento de Adoração Eucarística que se estenderá até a tarde da sexta-feira.
No dia da Sexta-feira Santa, 18 de abril, as atividades terão início com confissões às 7h, seguidas pela Via-Sacra às 8h na Comunidade Verbo Divino. Às 15h, a comunidade se reunirá para a Celebração da Paixão do Senhor, e às 19h30, as Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Solene Procissão encerrarão um dos dias mais intensos da vivência católica.
Silêncio e ressurreição
O Sábado Santo, 19 de abril, será vivido em um clima de introspecção. À noite, às 19h30, ocorrerá a Vigília Pascal, considerada a “mãe de todas as celebrações”, com a bênção do fogo novo, a proclamação da Páscoa e a renovação das promessas batismais.
No Domingo de Páscoa, 20 de abril, a Igreja se reunirá em celebração jubilante pela vitória da vida sobre a morte. A programação incluirá missas e celebrações em diversas comunidades da paróquia, iniciando às 8h nas comunidades São João Evangelista e Verbo Divino, e finalizando com a missa das 19h30 na Matriz Divino Pai Eterno.
Convite à vivência da fé
A Paróquia Divino Pai Eterno reafirma o convite para que todos em Caldas Novas, além dos visitantes, se unam durante esses dias de profunda fé e renovação. “É uma oportunidade de reencontro com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Um chamado à conversão e à esperança que nasce da cruz e da ressurreição”, destaca a equipe pastoral da paróquia.
Para obter mais detalhes, os fiéis são incentivados a acompanhar os canais oficiais da Paróquia Divino Pai Eterno e a planejar sua participação nas celebrações.