"A FURTIVA DESDOBRALHA DE SUA CONTA DE LUZ: PREPARA-SE PARA CHORAR!"
Prepare-se, pequenos consumidores! Você sabia que um ESPANTOSO 18,14% da sua conta de luz se vai direto para o bolso do governo em forma de IMPOSTOS? Sim, isso mesmo! Segundo a Abradee, eles estão ENCHENDO os cofres públicos enquanto a sua conta só cresce.
"CONTA DE LUZ EM ALTA: O QUE ESTÁ POR TRÁS DESSA DOR NO BOLSO?"
A conta de luz é um monstro de vários cabeças que se alimenta da sua grana, e não é só imposto! Olha a composição dessa fatura:
- Distribuição: 26,12%
- Encargos: 15,23%
- Energia: 30,41%
- Transmissão: 10,1%
- Tributos: 18,14%
Mas a maior patada vem do ICMS, o tributo que é um verdadeiro vampiro do seu bolso! Ele representa 81% de tudo que você paga em impostos. E quem já não sentiu esse golpe na hora de tirar a grana do bolso?
"VAI ENFRENTAR MAIS UM AUMENTO NOS ENCARGOS? A CDE ACENANDO!"
E tem mais: dos encargos, a conta de Desenvolvimento Energético (CDE) é a vilã principal, com um esmagador 63,56%! Isso mesmo, é dela que vêm os descontos para quem tem pouca grana e a energia para os locais isolados. Mas, AFINAL, quem paga essa conta? Você, que já está levando uma surra toda vez que chega a fatura!
"REFORMA TRIBUTÁRIA: A ESPERANÇA NO HORIZONTE?"
A esperança pode estar surgindo no horizonte, mas será que conseguiremos respirar aliviados? A Abradee promete que a reforma tributária vai trazer mudanças! Isso mesmo: Eles vão substituir cinco tributos por apenas dois, mas, vamos combinar, é tiro e queda: só de pensar em tantas mudanças, já dá um frio na barriga!
De 2026 até 2033, esse jogo será jogado em fases. A CBS vai assumir o que era do PIS, Cofins e IPI — um verdadeiro rebuliço de impostos! E o IBS vai rasgar o velho ICMS e ISS pelo meio.
"FIQUE ALERTA: É A SUA GRANA EM JOGO!"
As mudanças são boas? Vamos ficar na torcida! Mas lembre-se: enquanto esperam por essas promessas, você continua vendo sua conta de luz subir feito foguete. Prepare-se para a próxima batalha!
Leia Mais sobre o subsídio na conta de luz!
Conheça a isenção da conta de luz a mais pobres, diz Silveira!
Descubra como a picanha ficou 15% mais cara nos últimos 12 meses!